Com a consolidação da internet e a demanda por processos mais rápidos, cada vez mais candidatos estão optando pela construção de currículos digitais por meio de aplicativos e enviados por e-mail. Esse tipo de documento e os currículos convencionais são diferentes e você precisa saber qual é o ideal para a vaga desejada.
Primeiramente, vamos ver os prós e contras dos currículos online:
Prós:
1. Currículos virtuais não precisam seguir a forma padrão de uma ou duas páginas;
2. Por tratar-se da internet, o currículo virtual pode ser interativo. É possível adicionar vídeos de apresentação que faz com que o empregador saiba melhor quem é você;
3. O currículo virtual é a melhor opção para artistas e outros profissionais que seguem carreiras visuais, pois a apresentação pode levar consigo gravuras e músicas.
Contras:
1. O currículo virtual não é específico. Se ele ficar disponível nos sites de busca de emprego, você pode acabar recebendo propostas de empresas que não se encaixam no seu perfil;
2. Deve-se tomar extremo cuidado com as mídias. Caso for adicionar um vídeo, tenha certeza de que ele não ultrapassa dois minutos e que está com uma qualidade boa. Caso contrário, você vai apenas prejudicar o seu currículo;
3. Empregadores tendem a não abrir currículos que apresentam fotos, pois pode ficar implícito que o candidato não foi contratado por algum tipo de preconceito;
4. Currículos disponíveis online podem ser dicas para ladrões e outros criminosos que agem por meio da internet. É importante conhecer os processos de segurança do site para evitar acidentes.
Portanto, se estiver pensando em caçar um emprego online, atente-se a essas dicas e procure informações sobre o site escolhido. Sua segurança sempre vem em primeiro lugar.
Confira 3 diferenças entre o currículo digital e o convencional:
1. Cada um precisa de uma formação específica
Currículos convencionais devem ser fáceis de entender e, na maioria das vezes, serem apresentados em uma única página. Currículos digitais também devem evitar fontes difíceis de serem lidas e estarem no formato PDF garantindo a qualidade do documento.
2. Currículos digitais precisam de palavras-chave
O currículo digital deve conter todas as palavras-chave que os empresários podem procurar. Você pode encontrar essas palavras na descrição do emprego, que deve dizer quais são as responsabilidades da vaga.
3. Currículos convencionais ainda precisam de papel
É fácil esquecer-se do papel na era digital, mas um currículo impresso também é fácil de arquivar e pode fazer os empresários lembrarem-se de você. Sempre imprima o seu currículo em papel branco e com uma impressora que garanta a sua qualidade.
Confira 3 dicas para ter um bom currículo online
1 – CRIATIVIDADE
Por ser no mundo digital, o currículo online permite muitas possibilidades, diferentemente do currículo impresso. Algumas pessoas têm feitos vídeos falando de suas experiências, e outras criam até sites inteiros para falar sobre a sua carreira, qualidades, etc. Caso se sinta confortável com isso, inove na hora de falar sobre você e abuse da criatividade.
2– LINKEDIN
Se você não quer passar horas pensando em um currículo inovador, aposte no LinkedIn, uma rede social específica para relações profissionais. Muito respeitada como forma de criar uma network, aproveite a facilidade para entrar em contato com antigos colegas de trabalho e procurar por novas oportunidades. Além disso, o LinkedIn permite que você escreva um perfil completo, com todas as informações necessárias, de maneira dinâmica e mais interativa do que um currículo de papel.
3 –HOSPEDAGEM
Hospede o arquivo do seu currículo em sites de hospedagem. Além de ser mais prático poder acessar o arquivo de qualquer dispositivo, isso passa uma maior sensação de seriedade e o recrutador não precisa salvar o download em seu computador. Caso você tenha um site ou blog, coloque o currículo em uma postagem para que possa ser baixado. Em qualquer das opções, é uma ótima forma de mostrar que você possui domínio do mundo digital.
Dicas para garantir um bom currículo online
1. Não repita o seu currículo online
Ter um currículo online que não se diferencia do CV que você envia às empresas não vai facilitar sua busca por um emprego. É importante que você cite informações diferentes na versão online do seu currículo para que as empresas tenham um motivo para visitar sua página no LinkedIn, por exemplo.
2. Blogs
Se você tem um blog, não apenas adicione seu currículo ali. A melhor maneira de fazer com que as empresas visualizem sua página é escrever sobre conteúdos essenciais que façam com que percebam que você pode ser o candidato ideal. Por isso, mostre seus conhecimentos por meio da escrita.
3. Twitter
Procure usar o Twitter da maneira mais profissional possível. Evite citar detalhes do seu dia-a-dia que não interessem as empresas que podem contratar você. Além disso, sua “bio” do Twitter deve conter a mensagem principal que você costuma passar pelo seu currículo.
4. Sites
Mais uma vez, a dica para ter um site que atraia as empresas é publicar um conteúdo diferente do que já foi mostrado no seu currículo, na sua página do LinkedIn e no seu Twitter. Para isso, você pode desenvolver seu CV em outro formato, citando informações profissionais importantes para que os recrutadores saibam que você pode ser o candidato ideal que eles procuram.
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Criando um currículo digital online publicado primeiro em https://www.universia.com.br/
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