Pular para o conteúdo principal

Ferramentas digitais educativas: 40 recursos utilizados em sala de aula

De plataformas para realizar atividades online até ferramentas para criar apresentações, conheça 40 recursos utilizados em sala de aula que podem deixar as suas lições mais interessantes, organizadas e até mesmo divertidas.

Recursos digitais estão cada vez mais presentes na rotina de professores e estudantes. Vale a pena utilizá-los a favor do ensino e do aprendizado. Muitas escolas já usam ferramentas digitais em sala de aula como uma maneira de atrair o interesse dos estudantes e tornar o ensino mais dinâmico.

 

Tanto para ensinar e realizar atividades na escola, quando para o estudo em casa, a tecnologia pode ser uma grande aliada da educação, se for bem aplicada. Separamos aqui os melhores recursos utilizados em sala de aula, para tirar o maior proveito possível do universo digital em prol do ensino e do aprendizado.

Principais recursos utilizados em sala de aula na era digital

Algumas tecnologias já estão presentes em diversas escolas, mostrando que a educação está se adaptando às transformações da era digital e usando-as a seu favor. Veja algumas das principais mudanças que podem ser observadas em salas de aula ao redor do mundo:

1. E-books 

Existem milhares de livros digitais disponíveis para download gratuito, desde clássicos da literatura até obras voltadas para áreas específicas do conhecimento. Além disso, há a possibilidade de comprar e-books, que costumam ter um preço inferior ao correspondente em papel.

 

Embora as pessoas que gostem dos livros tradicionais tenham um pouco de dificuldade em aceitar os digitais, uma vantagem que deve ser levada em conta é que o peso das mochilas diminui consideravelmente quando os e-books são adotados.

2. Uso do computador e da internet para fins didáticos 

Algumas instituições de ensino já utilizam as plataformas digitais como parte obrigatória da grade curricular. Por meio de ambientes virtuais de aprendizagem ou plataformas de ensino a distância, os docentes usam a internet para disponibilizar os textos das aulas, bem como atividades e datas importantes da disciplina.

 

Além disso, é possível usar o computador e a internet para avaliar o conhecimento dos alunos por meio de provas online, cujo tempo de realização pode ser determinado pelo professor. Os computadores também têm sido cada vez mais utilizados em sala de aula para fazer anotações, pesquisas, apresentações e trabalhos.

3. Lousa digital

A maior qualidade desse tipo de lousa é permitir que o professor salve as anotações que realiza durante as aulas e as envie para os alunos posteriormente. Além disso, o aprendizado acontece naturalmente, porque os estudantes se sentem motivados diante da possibilidade de interagir com a lousa digital e com as ferramentas disponíveis.

 

Em relação aos métodos fornecidos por esse tipo de tecnologia, uma dica é que os docentes usem ferramentas online para ilustrar os conteúdos. Eles podem, por exemplo, apresentar vídeos explicativos que complementem o que foi dado em aula. Além disso, existem muitas atividades lúdicas na internet, capazes de facilitar o entendimento do aluno. 

4. Jogos digitais

Os jogos são benéficos tanto para os alunos como para os professores. Os primeiros se interessam por esse recurso porque aprendem enquanto se divertem, enquanto os docentes conseguem avaliar o desempenho dos estudantes e perceber se eles estão conseguindo aplicar de maneira satisfatória os conceitos estudados em aula.

 

O professor pode, assim, usar os jogos para conhecer o ponto fraco de cada estudante e decidir se vale a pena revisar determinado conteúdo que não foi bem memorizado pela turma. Assim, os progressos se tornam mais significativos.

Ferramentas digitais em sala de aula

Há uma série de recursos utilizados em sala de aula, como sites, aplicativos e programas, que podem estimular o aprendizado dos alunos. Muitos deles também permitem que o aluno estude ou realize trabalhos em casa. Conheça algumas excelentes ferramentas digitais para a sala de aula:

5. Escola Digital

O site Escola Digital oferece diversos materiais digitais de aprendizagem. Entre os recursos disponíveis estão animações, áudios, jogos, livros digitais, vídeos e softwares. Os professores também podem usar a plataforma para criar planos de aula, vídeos, jogos e mapas interativos.

6. Ludo Educativo

O portal Ludo Educativo oferece uma série de atividades, vídeos e jogos educativos, com o objetivo de fazer com que a criança aprenda de uma forma divertida e rápida, praticando, inclusive, habilidades sociais, como o trabalho em equipe.

7. Socrative

O Socrative é uma ferramenta de interatividade habilitada para computadores, tablets e smartphones. Funciona como um sistema de resposta inteligente que permite que os professores conectem a sala por meio de uma série de exercícios e jogos educacionais. Oferece um plano gratuito limitado e dois planos pagos para professores e instituições de ensino.

8. Voki

Com o Voki, é possível criar uma sala de aula on-line, trocar ideias em uma sala de bate-papo exclusiva e criar apresentações interessantes e divertidas, além de um avatar personalizado e com a sua voz. Possui um plano gratuito e três planos pagos.

9. Newseum

No Newseum, os estudantes podem ter acesso à primeira página de centenas de jornais do mundo inteiro, tanto do presente quando do passado.

10. MediaWiki

O MediaWiki é um servidor de código aberto que permite que você colete e organize conhecimento. Traz o esqueleto completo para que você monte seu wiki e o divida com os seus estudantes em sala de aula.

11. Edubuntu

O Edubuntu é um ambiente que reúne uma série de aplicativos voltados para ajudar professores, alunos e administradores de educação. Conta com processadores de texto, planilhas e até mesmo ferramentas de apresentação e jogos educativos.

12. Open Office

O Open Office reúne aplicativos úteis para a sala de aula, que funcionam como alternativa aos produtos da Microsoft, como o Word, o Excel ou o Power Point. 

13. GIMP

O GIMP é, basicamente, um Photoshop gratuito. Não é tão versátil quanto o original, mas possui todas as ferramentas e recursos básicos para tratamento de imagens.

14. DimDim

Uma ótima ferramenta para professores conectados é o DimDim, um recurso grátis para conferências online. Permite reuniões entre você e seus alunos, de modo que você possa ajudá-los durante as tarefas fora da sala de aula.

15. Edmodo

O Edmodo é um ambiente de aprendizagem online muito popular, com o qual as discussões estabelecidas em classe podem ser levadas para outras áreas. A plataforma permite que o progresso dos estudantes seja monitorado e novos aplicativos personalizados estão disponíveis com o objetivo de melhorar o aprendizado. É útil para que os professores avaliem o desempenho dos estudantes e discutam com outros professores novas estratégias de ensino.

16. Padlet

O Padlet é um site que fornece um espaço para criar conteúdos com fotos, arquivos e textos, que podem ser editados por outras pessoas – os seus alunos, por exemplo. Sempre que necessário, você pode retirar ou adicionar mais informações, além de conseguir acessar o seu conteúdo de qualquer dispositivo com acesso à internet.

17. Easelly

Com o Easelly, você pode criar infográficos criativos e inovadores para as suas aulas. O site disponibiliza diversos tipos de infográficos, dá dicas para o seu se tornar mais claro e ainda oferece ferramentas para ajudá-lo.

18. IPiccy

Precisa editar uma foto, mas não tem Photoshop? O iPiccy pode ajudar você. Quando precisar fazer edições simples, poderá realizá-las gratuitamente com o Ippicy. Além disso, o site permite que você compartilhe as imagens diretamente em suas redes sociais ou envie-as por e-mail.

19. WeVideo

Para fazer pequenas edições em vídeos, o WeVideo é perfeito. Além de editar vídeos, com ele você pode salvar os arquivos na nuvem e autorizar o acesso de qualquer pessoa. Dessa forma, você pode propor aos seus alunos algum tipo de trabalho de edição de vídeo na nuvem.

20. Spelling City

Para aulas de Inglês, o Spelling City pode ser útil para auxiliar professores a ensinar alunos de diversas faixas etárias a ler, escrever e pronunciar corretamente o idioma.

21. Pidgin

O Pidgin funciona como um programa de mensagens instantâneas que permite que você mantenha contato com todos os seus estudantes em um só lugar. Aceita conexões do Google Talk, AIM, Yahoo e MySpace, além de outras redes. 

22. Audacity

O Audacity ajuda em edições rápidas e simples de áudio. Se você utiliza esse tipo de recurso com os seus estudantes, o Audacity vai ajudá-lo a realizar as edições mais básicas, como mesclar áudios, cortar partes e suavizar passagens de um áudio para outro. 

23. Tomboy

O Tomboy é um aplicativo para criar notas no computador. Permite que você faça anotações, realce parte dos seus textos, altere fontes de estilo e até mesmo verifique a correção ortográfica.

Recursos para criar um site ou blog

Criar um blog ou site para a sala, em que todos tenham espaço garantido, é uma ótima forma de aumentar a socialização dos alunos na internet e ainda ensinar noções de comportamento online à turma. Esse tipo de atividade é ideal para encorajar a criatividade dos estudantes, além de dar-lhes a oportunidade de desenvolver diversas habilidades

 

O site também pode servir como um ambiente de troca de conhecimentos. Para assegurar essa função, incentive a formação de fóruns com temas debatidos em sala, para que a discussão não fique restrita apenas à escola. Pense também em disponibilizar conteúdo online exclusivo, para garantir que os alunos tenham motivos adicionais para acessar o site ou blog.

 

O blog ou site da turma também deve ser aberto aos pais. Nesse sentido, crie um calendário para situá-los em relação às atividades que serão desenvolvidas e distribua uma newsletter mensal com todas as novidades e trabalhos já desenvolvidos no período.

 

Para ajudar você com a programação do calendário, adote o Google Calendar. Já no caso das newsletters, experimente a Sendinblue ou a S’More. Assim, você vai incentivar o acompanhamento da família e estabelecer um canal de comunicação direto entre os pais e a escola.

 

Veja alguns recursos que podem ser utilizados em sala de aula para criar um site ou blog.

24. WordPress

O WordPress permite que você crie e modifique o seu próprio blog, ou que você hospede o seu próprio domínio. Oferece diversas opções de template e recursos a serem disponibilizados no seu site.

25. Edublogs

O Edublogs é uma plataforma de hospedagem de blogs voltada especificamente para a educação. A plataforma não permite anúncios e, por ter a educação como foco, é completamente segura para os alunos.

26. Weebly

O Weebly é uma ferramenta online que fornece opções aos usuários para a criação de blogs nos quais os professores podem comunicar-se com seus alunos, que também podem criar sites.

Recursos para criar um e-book

Você pode criar um e-book como material didático para seus alunos ou estimular o engajamento da turma elaborando um livro em conjunto. Este pode ser dedicado a um tema específico e contar com a colaboração de todos ou pode reunir os trabalhos finais de cada aluno.

 

Se você possui um site com a turma, é possível transformar os seus posts em um livro digital com um plugin do Wordpress, o Beacon. Também pode usar outras ferramentas para criar um e-book, como a plataforma Livros Digitais ou o Canva.

Ferramentas para criar apresentações e aulas

Para muitos professores, os recursos mais utilizados em sala de aula são as ferramentas para criar apresentações de slides. Com esse método, além da possibilidade de compartilhar o material posteriormente com toda a classe, os mestres não precisam se ater às anotações na lousa, o que os deixa mais livres para circular pela classe e tornar as aulas mais dinâmicas.

 

Não é de hoje que as aulas e apresentações de trabalhos com slides são usadas nas escolas. No entanto, há cada vez mais ferramentas disponíveis para tornar qualquer conteúdo mais interessante. Atualmente, é importante fazer uma apresentação interativa, chamativa e bem elaborada, com um design bem pensado e elementos interessantes, como bons desenhos para slides.

27. Powerpoint

Quem possui o Pacote Office tem à sua disposição esta ferramenta, bem como o suporte da Microsoft, que disponibiliza um tutorial de como mexer no PowerPoint. Esta é a ferramenta mais utilizada na hora de criar apresentações de slides, sendo uma forma eficiente de resumir conteúdos extensos e conduzir as aulas de uma maneira mais organizada. Além disso, é possível gravar a sua apresentação, assim como a sua voz, para disponibilizar a aula na internet.

28. Google Presentation

Além de oferecer os benefícios do compartilhamento de arquivos, o Google Drive também permite que se criem apresentações com ótimos recursos online. Nele, há uma grande quantidade de ferramentas que podem ser muito úteis na hora de elaborar a aula, como diversos fundos de tela e fontes, assim como a possibilidade de inserir tabelas, gráficos, animações, imagens e vídeos. O Google Presentation é gratuito e, para acessá-lo, basta criar um perfil no Google.

29. Prezi

Para fazer uma apresentação não linear que seja atraente e muito elegante, o Prezi é um dos programas mais conhecidos. Segundo pesquisadores, ele é "mais envolvente, persuasivo e eficaz que o PowerPoint". É possível usar a ferramenta de forma gratuita com recursos limitados.

 

Você pode salvar as apresentações na nuvem, no drive e, com a versão Pro, que é paga, abrir os arquivos mesmo sem internet. O software também cria apresentações muito mais dinâmicas, nas quais é possível observar os slides de vários ângulos e até mesmo dar zoom nas informações.

30. Zoho Presentation

Que tal contar com a colaboração dos próprios alunos ou de outros colegas na hora de elaborar suas aulas? O Zoho Presentation permite que diversos usuários editem um documento simultaneamente, assim como compartilha o arquivo no Dropbox. Além das apresentações de slides, é possível elaborar documentos de texto em uma plataforma similar ao Word e tabelas similares às geradas pelo Excel.

31. Slideshare

O Slideshare é uma grande plataforma, que compila milhares de apresentações e pode funcionar como um grande banco de dados. Assim, reunindo todas as suas apresentações em uma única conta, fica fácil disponibilizá-las para seus alunos. Outra boa ideia é criar um perfil para a sala, com a intenção de que os estudantes compartilhem seus trabalhos online. Dessa forma, eles se sentirão incentivados a fazer um bom trabalho, uma vez que seus resultados terão visibilidade.

32. Thinglink

Crie uma apresentação interativa com o Thinglink. Com ele, é possível deixar as imagens utilizadas em sala de aula ainda mais interessantes. O site permite que você insira anotações, áudios e outros recursos multimídia em fotos e desenhos. A ferramenta conta com um plano gratuito para professores.

33. Infogr.am

O Infogr.am oferece imagens de fundo e fontes bonitas para você criar quadros de informações. É uma alternativa interessante para criar slides de apresentações diferentes e inovadores, com um plano gratuito ou pago.

Como usar apresentações de slide da forma correta em sala de aula

Além de descobrir como mexer no PowerPoint ou em qualquer outra ferramenta similar, é importante aprender a usá-la da maneira correta em sala de aula. Veja como:

  • Apresente os conteúdos resumidamente

Insira somente os elementos principais nos slides. Textos muito longos podem tornar a aula cansativa, fazendo com que os alunos percam o interesse facilmente. Antes de começar a apresentar o conteúdo dos slides, deixe claro aos estudantes que isso é somente um resumo que facilitará a organização no momento dos estudos. 

  • Recomende outros materiais de estudo

Procure sempre incentivar os estudantes a aprofundar os seus conhecimentos fora da sala de aula. Não deixe que eles se contentem somente com o conteúdo da apresentação e indique livros, revistas e sites para que tenham acesso a outras fontes que abordem a mesma matéria.

  • Não conduza a aula baseando-se apenas nos slides

É importante fazer um planejamento antes de apresentar um novo conteúdo aos estudantes. Evite ler o que está nos slides e forneça informações diferentes daquelas que você colocou no seu PowerPoint. É fundamental ter um bom conhecimento sobre o tópico que você está ensinando.

  • Não exagere no tamanho da apresentação

Lembre-se de que a eficiência de um PowerPoint não é medida pelo seu tamanho e sim pela qualidade. Insira somente os elementos-chave para a sua aula e evite fazer apresentações muito longas. Os slides devem ser usados apenas para guiar os estudantes ou ilustrar certos assuntos.

Jogos e ferramentas lúdicas

Quer tornar as suas aulas mais divertidas? Ou incentivar os alunos a continuar aprendendo em casa? Veja alguns recursos utilizados em sala de aula com esses objetivos:

34. Fun Brain

O Fun Brain é um site com jogos educativos que podem ajudar os professores a manter seus alunos mais interessados e engajados nas aulas.

35. First in Math

Para noções básicas de matemática, o First in Math também auxilia a aumentar o interesse dos estudantes pela matéria por meios de jogos online.

36. Exploratorium 

Para matérias relacionadas a Ciências, o Exploratorium fará com que os alunos encontrem maneiras mais interativas de aprender o conteúdo por meio de diversas atividades online.

37. Google Lit Trips

No Google Lit Trips, você encontra arquivos completamente gratuitos que marcam as viagens de personagens famosos da literatura na superfície do Google Earth. A cada localização ao longo da jornada, vários quadros informativos oferecem novos recursos, para que alunos e professores possam aprender mais sobre a obra de autores como Shakespeare, Voltaire, Camões e Hemingway.

38. Gbrainy

O gbrainy é um jogo que tem como objetivo treinar o cérebro. Permite que você estimule a sua capacidade lógica e de cálculos, além da memória, por meio de perguntas instigantes, analogias e quebra-cabeças.

Ferramentas de pesquisa: por que usar e quais escolher

Ao utilizar formulários de pesquisa da maneira correta, professores podem melhorar o desempenho dos alunos, desenvolver suas próprias habilidades e até transformar o conteúdo da aula em algo mais dinâmico. Se você dá aulas e quer inovar com os seus estudantes, veja como fazer isso utilizando ferramentas de pesquisa:

  • Conhecimento prévio

Antes de começar um tópico novo em suas aulas, faça uma pesquisa online para testar o que seus estudantes já sabem sobre o tema. Dessa maneira, você pode direcionar suas aulas para os temas em que eles apresentam mais dificuldade, de modo que a aula será sempre atraente.

  • Avaliação de aprendizado

Além de provas e seminários, uma boa alternativa para verificar o aprendizado de seus estudantes é por meio das ferramentas online de pesquisa. Crie um formulário breve que aborde os principais aspectos do tema discutido e envie-o para cada um dos seus alunos. Você pode utilizá-los antes do período de provas para verificar o que precisa ser reforçado com os estudantes

  • Receber feedbacks

Utilize os formulários de pesquisa ao fim de cada semestre para saber o que os estudantes pensam do seu método de ensino. Questione sobre os aspectos positivos e negativos, o que eles gostariam de ver no semestre seguinte, etc. Isso vai ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de ensino. Ofereça aos seus estudantes a possibilidade de responder ao questionário anonimamente para que eles não se sintam constrangidos.

  • Pesquisas de opinião

Você pode utilizar as ferramentas de pesquisa online para tornar a sua aula mais dinâmica. Selecione, junto com os estudantes, tópicos não relacionados à sua matéria e faça pesquisas sobre eles para que vocês possam debatê-los. Isso vai fazer com que sua aula seja mais interessante para os seus alunos. 

  • Contato com os pais

Se você pretende obter feedbacks dos pais dos seus alunos e acha que a reunião de pais não é suficiente para isso, realizar pesquisas online vai ajudar com essa necessidade.

Quais ferramentas usar para fazer pesquisas online:

39. Answer Garden

O Answer Garden é uma ferramenta gratuita de feedback. Você pode utilizá-la para um brainstorming com os alunos, como forma de pesquisa de opinião, entre outras possibilidades. Escolha um assunto ou faça uma pergunta e, em seguida, compartilhe o link criado com seus alunos ou com outros professores. Ao acessar o endereço eles poderão escrever uma palavra ou frase como resposta à sua questão.

40. Google Forms

No pacote de escritório do Google Drive você encontra o Google Forms, um aplicativo gratuito para criar formulários. Com ele, você pode realizar uma sondagem rápida a partir de modelos pré-definidos ou de um documento em branco.

 

Agora você já conhece os melhores recursos utilizados em sala de aula. Siga a Universia no Facebook, no Instagram e no Twitter para ficar sempre por dentro das melhores dicas de educação e tecnologia.


Ferramentas digitais educativas: 40 recursos utilizados em sala de aula publicado primeiro em https://www.universia.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participando de uma audiência online

Todos os estudantes de Direito precisam cumprir um período de horas de estágio em fóruns nos quais eles precisam assistir audiências, e assim tomarem contato com cotidiano da profissão. É POSSÍVEL ACOMPANHAR AUDIÊNCIAS ONLINE Com o objetivo de facilitar a vida dos acadêmicos de Direito, um juiz de direito do Mato Grosso do Sul, José de Andrade Neto, desenvolveu o “Projeto Audiências Online”, que consiste em uma plataforma online onde o aluno faz um cadastro e pode assistir a várias audiências online e ainda receber certificado. Ver https://juristas.com.br/2016/12/28/academicos-utilizam-site-audiencias-online-em-todo-o-pais/ O melhor disso tudo é que o cadastro é gratuito e o aluno pode assistir as a qualquer momento. Outro ponto positivo é que os certificados emitidos são válidos para todas as universidades brasileiras.  VANTAGENS DO PROJETO AUDIÊNCIA ONLINE Uma das principais vantagens do site “Audiências Online” ( https://audienciasonline.com.br/#/home ) é que o aluno ...

Adesivo não é não contra o assédio brinde grátis

Após o sucesso dos anos anteriores, a campanha do adesivo não é não contra o assédio no carnaval continua e ainda mais forte. Você pode pedir o seu brinde grátis seguindo as dicas abaixo. Mack Color vem apoiar por mais um ano a conscientização contra o assédio sexual no Carnaval. Portanto, você pode solicitar gratuitamente … O post Adesivo não é não contra o assédio brinde grátis foi publicado primeiro em Amostras na Net . Adesivo não é não contra o assédio brinde grátis publicado primeiro em https://www.amostrasnanet.info