O que é o Teste de Aptidão Física?
Certamente, se o seu sonho é ingressar nas carreiras militares ou policiais, você já ouviu falar sobre o TAF. Para aqueles que ainda não estão familiarizados com a sigla, o Teste de Aptidão Física é uma das etapas dos concursos de ingresso.
Para muitos, esta etapa do concurso é uma das mais temidas, especialmente quando se observa os editais. Na verdade, os candidatos que buscam estas carreiras, já costumam ter um traço em comum: a paixão pelos exercícios e um excelente condicionamento físico.
O objetivo principal do teste é avaliar a capacidade física de cada indivíduo que está se candidatando àquelas vagas. Quem deseja desempenhar uma função pública como um delegado ou um membro das Forças Armadas deve saber como o seu preparo físico pode ser o diferencial entre cumprir o seu dever e colocar a própria vida em perigo.
Como são os concursos militares e policiais?
Em geral, os concursos para as carreiras militares e policiais são compostos por, pelo menos, duas fases: escrita e o teste de aptidão física.
A primeira etapa costuma ser dedicada às provas escritas, onde o candidato deve realizar provas de múltipla-escolha e/ou discursiva sobre todas as matérias cobradas no edital. A relação de disciplinas irá variar conforme a vaga e exigências do cargo, mas a matéria de português costuma ser cobrada, muitas vezes aliada a prova de redação.
Nesta fase, os concursos costumam adotar o critério eliminatório, ou seja, todos aqueles que não obtiverem uma determinada pontuação, alcançando, portanto, colocações até uma determinada posição, são eliminados do certame. Isto faz com que as etapas posteriores, como é o caso do TAF, tenham uma quantidade bem menor de candidatos e apenas os mais bem preparados.
Existem concursos, como os de seleção de delegados, que contam com uma terceira fase oral. Nela, o candidato é arguido perante uma banca de avaliadores sobre todas as matérias do edital.
O Teste de Aptidão Física terá sempre sua previsão em edital, com a descrição detalhada de todas etapas que o candidato deve enfrentar. É costume que o teste seja dividido entre homens e mulheres, que terão que cumprir requisitos diferentes, em função de sua estrutura física diversa.
Pode-se dizer que as etapas mais comuns entre os TAFs são:
-
Flexões de braço;
-
Abdominal;
-
Salto;
-
Corrida; e
-
Natação
Ao analisar um edital de TAF, percebe-se que a maioria prevê a quantidade de repetições que o exercício deve ser feito, no caso de flexões e abdominais, dentro de um tempo máximo.
Já as provas de corrida e natação, quando presentes, indicam uma distância a ser percorrida dentro de um determinado limite de temporal. Outros testes pedem que o candidato corra durante um período de tempo e sua pontuação crescerá de acordo com a distância percorrida.
Como se preparar para passar no TAF?
Se você tem o sonho de ingressar em uma dessas carreiras, o TAF é um desafio que deve ser vencido. Seu primeiro passo deve ser analisar o edital de ingresso na vaga que você almeja.
Algumas dicas de especialistas podem te ajudar nessa caminhada rumo à aprovação. Confira!
-
Deixe de lado o sedentarismo e comece a praticar exercícios
A prática de exercícios deve começar o quanto antes para que seu corpo adquira o condicionamento físico no tempo adequado sem levá-lo à exaustão. Não espere estar aprovado na primeira fase do concurso para começar, comece a mudar seus hábitos agora!
-
Equilibre o estudo para as disciplinas teóricas e as atividades físicas
Não adianta ser aprovado em primeiro lugar nas etapas escritas do certame e não conseguir atingir os mínimos no teste de aptidão física. Ainda que seja posterior, o TAF também elimina candidatos que não estão aptos a desempenhar tal função.
-
Se achar necessário, busque ajuda de um profissional
Existem diversos profissionais especializados no condicionamento físico e preparo para testes de aptidão física. Você mesmo pode criar um treino, mas se precisa de um incentivo, recorra à um personal trainer e peça seu auxílio.
-
Cuide da sua alimentação e saúde
Não se esqueça de que manter uma boa alimentação e que fazer check-ups periódicos é fundamental para um preparo físico adequado. Ainda que pouco usual, ainda existem candidatos que morrem após os testes físicos. Cuide da sua saúde!
-
O TAF não é apenas físico, mas também um teste psicológico
Como qualquer avaliação, o TAF requer um preparo psicológico do candidato. Busque ajuda, caso entenda necessário para lidar com as frustrações desta jornada.
-
Faça um treino leve e descanse no dia anterior ao TAF
Não coloque tudo a perder! Na véspera, descanse. Não coloque toda a sua caminhada até aqui a perder levando seu corpo a exaustão na véspera do exame.
Se você está começando a se preparar para concursos e ainda não conhece tudo sobre este universo, confira nossa seleção de aplicativos e canais do YouTube que podem te ajudar fornecendo notícias, conteúdos e te conectam a outros concurseiros como você.
Teste de aptidão física: o que é e como se preparar publicado primeiro em https://www.universia.com.br/
Comentários
Postar um comentário