Pular para o conteúdo principal

Gestão da Tecnologia da Informação: o que você precisa saber

Mercado de TI deve gerar 420 mil empregos até 2024. Aproveite o crescimento da área e invista em um curso de Gestão da Tecnologia da Informação!

A taxa de desemprego no Brasil caiu nos últimos meses, mas continua alta. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 12,5 milhões de brasileiros estão desocupados atualmente.

Em meio a um cenário caótico na economia, um setor que tem aberto muitas vagas é o de tecnologia da informação. Ele foi responsável por 7% do PIB nacional em 2018 e deve criar 420 mil empregos até 2024, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). O desafio tem sido preencher esses postos, uma vez que ainda faltam profissionais qualificados na área.

Que tal saber um pouco mais sobre o curso e a carreira em Gestão da Tecnologia da Informação e ajudar a preencher essas oportunidades?

Estrutura do curso de Gestão da Tecnologia da Informação

O curso de Gestão de TI é uma graduação tecnológica, mais conhecida como curso tecnólogo, e tem uma duração média de dois a três anos. Ele está disponível nas modalidades presencial e a distância (EAD). 

Os alunos estudam disciplinas como “Gerenciamento de Infraestrutura”, “Gerenciamento de Projetos de Tecnologias da Informação”, “Gestão da Qualidade”, “Direito Digital”, “Modelagem de Sistemas”, “Banco de Dados” e “Teoria Geral da Administração”. Portanto, é um curso que acaba passando não somente por áreas específicas de TI, relacionadas às exatas, mas também pela Administração e o Direito. É preciso levar isso em consideração antes de escolhê-lo!

No Brasil, existem opções em todas as regiões, tanto públicas quanto privadas. Vale ressaltar que cada uma tem sua forma de avaliação, por isso, verifique na página da instituição ou na central de atendimento os detalhes sobre disciplinas, trabalho de conclusão de curso e estágios.

O que fazem os profissionais de Gestão de TI

Quem trabalha com gestão de TI é responsável pelos processos de informação dentro de uma empresa. O profissional identifica e estrutura esses dados, avalia a segurança, amigabilidade e o custo/benefício dos sistemas de informação utilizados, define estratégias de uso dos recursos de informática para garantir o melhor desempenho de cada setor da organização, e diagnostica e soluciona eventuais problemas de rede e projetos de informática.

Além das habilidades técnicas mencionadas acima, para ser um gestor ou gestora bem sucedida é necessário ter liderança e capacidade de comunicação com pessoas. Nenhuma empresa cresce sozinha, mas com o trabalho em equipe

Confira aqui algumas dicas de desenvolvimento de liderança!

Salário

Dados do Salario.com.br, junto ao CAGED, indicam que a média salarial para Gestão da Tecnologia da Informação é de R$ 4.207,37. No entanto, para quem ainda está começando no mercado, o valor médio é R$ 2.182,55.

Mercado

Segundo a Brasscom, o mercado de tecnologia da informação e comunicação do Brasil é o 7º maior do mundo. Só no ano passado, o setor gerou 43 mil empregos e foi responsável pela manutenção de outros 1,52 milhão. Outra notícia positiva é que, no primeiro semestre de 2019, houve crescimento de 6,1% no mercado nacional de serviços de TI, comparando com o mesmo período de 2018.

Um estudo da IDC Brasil mostra que as demandas de trabalho envolvem migrações de workloads para a nuvem, serviços de suporte e consultoria para adoção de tecnologias, como Inteligência Artificial e Big Data & Analytics, e os serviços dos Cloud Providers.

As vagas estão disponíveis no setor público e privado. E não são apenas empresas de TI que precisam de profissionais de gestão da tecnologia da informação. Com o já comprovado crescimento da área no mercado e o desenvolvimento cada vez maior de tecnologias, os negócios no ramo da saúde, moda, finanças, esporte, entre muitos outros, exigem colaboradores formados no curso para gerirem os seus processos de informação.

Funções

Além da função de gestor(a), os profissionais podem atuar como analistas, assistentes, consultores e até mesmo diretores. Quanto melhor for o desempenho e impacto dessas pessoas na produtividade da empresa, maior é a chance de terem funções estratégicas, com salários maiores.

Para quem quiser se especializar ainda mais em Gestão da Tecnologia da Informação, recomenda-se um curso de pós-graduação, especialização ou mestrado. Áreas de destaque no momento incluem Big Data, Business Intelligence, Desenvolvimento de Aplicativos, Jogos, Segurança de Dados, Inteligência Artificial e Robótica.

Quer trabalhar com programação? Então clique aqui para ver o texto que fizemos sobre a profissão, com várias dicas de cursos on-line para aprender e se aperfeiçoar.


Gestão da Tecnologia da Informação: o que você precisa saber publicado primeiro em https://www.universia.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas digitais educativas: 40 recursos utilizados em sala de aula

De plataformas para realizar atividades online até ferramentas para criar apresentações, conheça 40 recursos utilizados em sala de aula que podem deixar as suas lições mais interessantes, organizadas e até mesmo divertidas. Recursos digitais estão cada vez mais presentes na rotina de professores e estudantes. Vale a pena utilizá-los a favor do ensino e do aprendizado. Muitas escolas já usam ferramentas digitais em sala de aula como uma maneira de atrair o interesse dos estudantes e tornar o ensino mais dinâmico .   Tanto para ensinar e realizar atividades na escola, quando para o estudo em casa, a tecnologia pode ser uma grande aliada da educação , se for bem aplicada. Separamos aqui os melhores recursos utilizados em sala de aula , para tirar o maior proveito possível do universo digital em prol do ensino e do aprendizado. Principais recursos utilizados em sala de aula na era digital Algumas tecnologias já estão presentes em diversas escolas, mostrando que a educação está se...

Participando de uma audiência online

Todos os estudantes de Direito precisam cumprir um período de horas de estágio em fóruns nos quais eles precisam assistir audiências, e assim tomarem contato com cotidiano da profissão. É POSSÍVEL ACOMPANHAR AUDIÊNCIAS ONLINE Com o objetivo de facilitar a vida dos acadêmicos de Direito, um juiz de direito do Mato Grosso do Sul, José de Andrade Neto, desenvolveu o “Projeto Audiências Online”, que consiste em uma plataforma online onde o aluno faz um cadastro e pode assistir a várias audiências online e ainda receber certificado. Ver https://juristas.com.br/2016/12/28/academicos-utilizam-site-audiencias-online-em-todo-o-pais/ O melhor disso tudo é que o cadastro é gratuito e o aluno pode assistir as a qualquer momento. Outro ponto positivo é que os certificados emitidos são válidos para todas as universidades brasileiras.  VANTAGENS DO PROJETO AUDIÊNCIA ONLINE Uma das principais vantagens do site “Audiências Online” ( https://audienciasonline.com.br/#/home ) é que o aluno ...

Adesivo não é não contra o assédio brinde grátis

Após o sucesso dos anos anteriores, a campanha do adesivo não é não contra o assédio no carnaval continua e ainda mais forte. Você pode pedir o seu brinde grátis seguindo as dicas abaixo. Mack Color vem apoiar por mais um ano a conscientização contra o assédio sexual no Carnaval. Portanto, você pode solicitar gratuitamente … O post Adesivo não é não contra o assédio brinde grátis foi publicado primeiro em Amostras na Net . Adesivo não é não contra o assédio brinde grátis publicado primeiro em https://www.amostrasnanet.info