Pular para o conteúdo principal

Como calcular a média do enem?

Anualmente, milhares de jovens prestam o exame em busca de uma vaga nas universidades. Divulgadas as notas, vamos te ensinar como calcular a média do ENEM.

Como funcionam as notas do ENEM


O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) costuma manter um calendário anual fixo com a aplicação de suas provas ocorrendo no início do mês de novembro e a divulgação dos resultados marcada para janeiro. Quando são divulgadas as notas, o candidato terá acesso a cinco notas diferentes, sendo cada uma delas atribuída a uma das quatro provas objetivas realizadas e mais a redação. São elas, por ordem de aplicação:


  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

  • Redação

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

  • Matemática e suas Tecnologias


Como são obtidas as notas das provas objetivas


As quatro provas objetivas do ENEM totalizam 180 questões, sendo 45 para cada uma das áreas do conhecimento. Após a realização da prova e da divulgação do gabarito, os candidatos podem saber quantas questões acertaram, mas somá-las não representa a nota que vão tirar. 


Isto porque o ENEM utiliza um modelo de cálculo chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). O objetivo é avaliar as habilidades, minimizando os “chutes” e realmente atribuindo o mérito ao conhecimento do candidato. Como funciona isso?


Todas as questões da prova são classificadas de acordo com o seu nível de dificuldade (Fácil, Médio e Difícil). A ideia é que um candidato que possui um nível avançado de conhecimento e proficiência na disciplina, irá acertar todas (ou quase todas) as questões fáceis e medianas, encontrando alguma dificuldade apenas nas difíceis.


O que o TRI faz? Ele é capaz de identificar, baseando-se no padrão de acertos do aluno, se o acerto da questão foi fruto de um chute ou porque ele de fato sabia. Com base nisso, a atribuição da nota de cada questão será feita com variando entre o ponto inteiro ou não. Perceba que isto desvincula a sua pontuação do simples acerto da questão.


Os níveis de dificuldade não são determinados no momento da elaboração da prova pela banca, e sim, quando de sua correção. As questões que possuem os maiores índices de acerto serão classificadas como fáceis e aquelas com as menores taxas serão as de nível difícil. A pontuação por questões é, portanto, variável, com as questões consideradas fáceis valendo menos do que o aquelas classificadas como difíceis.


As respostas assinaladas no cartão-resposta são lidas por um software capaz de realizar uma avaliação diagnóstica individual de cada aluno, com base nos seus padrões de resposta. Ao final, o aluno recebe uma nota que varia até 1000 para cada uma das provas objetivas.


Como funciona a nota da redação?


Ao contrário das provas objetivas, a redação do ENEM tem sua correção dividida em cinco competências que são avaliadas sempre por dois corretores distintos. Cada competência varia entre 0 e 200, sendo 1000 o grau máximo possível que o aluno pode receber. São elas:


  • Competência 1 - Domínio da norma culta da Língua Portuguesa;

  • Competência 2 - Compreensão da proposta de redação e correta aplicação de conceitos para desenvolvimento, produzindo texto dissertativo-argumentativo;

  • Competência 3 - Emprego de fatos e argumentos para defesa do ponto de vista;

  • Competência 4 - Conhecimento dos mecanismos de argumentação

  • Competência 5 - Proposta de intervenção acerca do problema abordado, mantendo o respeito aos direitos humanos.


E como calcular a média do ENEM?


Todas as notas do aluno serão publicadas no site oficial do exame. Após a consulta, o candidato poderá encontrar sua média através da sua média aritmética simples, ou seja, somando as cinco notas e dividindo o resultado por cinco. Esse resultado pode ser utilizado para os processos seletivos do Sisu, Fies e ProUni.


Com o crescimento da aceitação do ENEM como forma de ingressos nas universidades, as instituições têm criado pesos diferenciados ou notas mínimas de corte para as matérias que julgam mais importantes de acordo com cada carreira. Nesse caso, podemos dar como exemplo um aluno que deseja ingressar no curso de engenharia poderia ter um peso 3 para sua nota em matemática e o que busca uma vaga no curso de direito, manter o peso 1 para matemática, mas sua nota de português sujeita a um peso 3.

 

Na Universia Brasil, você encontra um vasto material para a sua preparação para o ENEM, desde destaques sobre como utilizar as provas anteriores para orientar o seu estudo até uma análise das matérias mais cobradas pelo exame, separadas por disciplina.


Como calcular a média do enem? publicado primeiro em https://www.universia.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ferramentas digitais educativas: 40 recursos utilizados em sala de aula

De plataformas para realizar atividades online até ferramentas para criar apresentações, conheça 40 recursos utilizados em sala de aula que podem deixar as suas lições mais interessantes, organizadas e até mesmo divertidas. Recursos digitais estão cada vez mais presentes na rotina de professores e estudantes. Vale a pena utilizá-los a favor do ensino e do aprendizado. Muitas escolas já usam ferramentas digitais em sala de aula como uma maneira de atrair o interesse dos estudantes e tornar o ensino mais dinâmico .   Tanto para ensinar e realizar atividades na escola, quando para o estudo em casa, a tecnologia pode ser uma grande aliada da educação , se for bem aplicada. Separamos aqui os melhores recursos utilizados em sala de aula , para tirar o maior proveito possível do universo digital em prol do ensino e do aprendizado. Principais recursos utilizados em sala de aula na era digital Algumas tecnologias já estão presentes em diversas escolas, mostrando que a educação está se...

Participando de uma audiência online

Todos os estudantes de Direito precisam cumprir um período de horas de estágio em fóruns nos quais eles precisam assistir audiências, e assim tomarem contato com cotidiano da profissão. É POSSÍVEL ACOMPANHAR AUDIÊNCIAS ONLINE Com o objetivo de facilitar a vida dos acadêmicos de Direito, um juiz de direito do Mato Grosso do Sul, José de Andrade Neto, desenvolveu o “Projeto Audiências Online”, que consiste em uma plataforma online onde o aluno faz um cadastro e pode assistir a várias audiências online e ainda receber certificado. Ver https://juristas.com.br/2016/12/28/academicos-utilizam-site-audiencias-online-em-todo-o-pais/ O melhor disso tudo é que o cadastro é gratuito e o aluno pode assistir as a qualquer momento. Outro ponto positivo é que os certificados emitidos são válidos para todas as universidades brasileiras.  VANTAGENS DO PROJETO AUDIÊNCIA ONLINE Uma das principais vantagens do site “Audiências Online” ( https://audienciasonline.com.br/#/home ) é que o aluno ...

Adesivo não é não contra o assédio brinde grátis

Após o sucesso dos anos anteriores, a campanha do adesivo não é não contra o assédio no carnaval continua e ainda mais forte. Você pode pedir o seu brinde grátis seguindo as dicas abaixo. Mack Color vem apoiar por mais um ano a conscientização contra o assédio sexual no Carnaval. Portanto, você pode solicitar gratuitamente … O post Adesivo não é não contra o assédio brinde grátis foi publicado primeiro em Amostras na Net . Adesivo não é não contra o assédio brinde grátis publicado primeiro em https://www.amostrasnanet.info